sábado, 5 de dezembro de 2009

O TEXTO DE ROBISON CRUSOÉ

O princípe dos pregadores, Charles Haddon Spurgeon, certa vez pregou um sermão, cujo texto ele chamou de "texto de Robison Crusoé".

Robison Crusoé sobreviveu a um naufrágio. Ficou totalmente sozinho em uma ilha deserta. Sua situação era de causar dó. Deitou-se em seu leito acometido de febre. A febre durou bastante tempo, e ele não tinha ninguém para cuidar dele - nem para lhe trazer um copo de água fresca. Ele estava pronto para morrer. Estivera habituado ao pecado, e tinha todos os vícios de um marinheiro; mas sua condição desesperadora o fez pensar. Abriu a Bíblia que encontrou em seu baú, e seus olhos caíram sobre a passagem: "INVOCÁ-ME NO DIA DA ANGÚSTIA; EU TE LIVRAREI E TU ME GLORIFICARÁ".

Naquela noite ele orou pela primeira vez em sua vida, e dali em diante houve nele sempre esperança em Deus, o que marcou o nascimento da vida celestial!


O texto de Robison Crusóe foi Salmo 50.15. Esse é o meio de Deus obter glória para si -
Ore a mim! Eu o libertarei! E o resultado será: Você me glorificará!

A explanação de Spurgeon é penentrante:

Deus e a pessoa que ora são parceiros. [...] Primeiro a nossa parte: "Invocá-me no dia da angústia". Depois a parte de Deus: "Eu te livrarei". Novamente é a sua vez - você será livrado. Depois volta a ser a vez de Deus - "Tu me glorificarás". Aqui temos um acordo, uma aliança que Deus faz com você que ora a ele, a quem ele ajuda.

Ele diz: "Você terá o seu livramento, mas eu tenho de receber a glória". Aqui temos uma parceria no prazer: nós recebemos o que necessitamos tão desesperadamente, e tudo o que Deus recebe é a glória devida ao seu nome.


Uma brilhante exposição bíblica. Spurgeon mais uma vez se mostra um professor das Escrituras.
Que nós possamos aplicar essas verdades benditas em nossas vidas.

Nenhum comentário: