quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CRER É TAMBÉM PENSAR


Por Judiclay S. Santos

O cristianismo, ao contrário do que alguns acreditam, não propõe um salto no escuro. Seguir a Cristo não é cometer suicídio intelectual, entregando-se ao um misticismo irracional. Em nome de uma falsa e espúria “simplicidade”, há muitos cristãos rasos e superficiais, incapazes de dialogar com a cultura e mostrar a verdade e a beleza da vida cristã. 


Pregando a um grupo de jovens cristãos, que dava sinais de subjetivismo alienante, John Stott disse: “Fé não é enterrar a cabeça na areia, nem `torrar os miolos´ para acreditar naquilo que sabemos não ser verdade, ou então assobiar no escuro para esquecer o medo. Pelo contrário, fé é uma confiança racional. Não se pode crer sem pensar”. A fé cristã alcança a mente e o coração dos homens. 


À luz das Escrituras, e com o apoio da nossa rica tradição cristã, podemos deduzir que aderir ao espírito antiintelectual é uma atitude obscurantista totalmente equivocada. Crer é também pensar!


A vocação cristã é para andar na luz da verdade. Conhecer a vontade de Deus revelada nas Sagradas Escrituras é o sine qua non para o desenvolvimento de uma espiritualidade sadia. Por isso, Lutero enfatiza a primazia da Palavra: “A alma pode dispensar de todas as coisas, menos da Palavra de Deus (...) se ela possui a Palavra, é rica, e nada lhe falta, visto que essa Palavra é a palavra da vida, da verdade, da luz, da paz, da justiça, da salvação, da alegria, da liberdade”.

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA DA IGREJA BATISTA BETEL DE MESQUITA


Hoje é um dia de grande alegria para nós, membros da igreja Batista Betel de Mesquita. Tendo em vista a importância da Palavra e a necessidade de crescer no conhecimento das doutrinas cristãs, a igreja decidiu organizar uma biblioteca. 


O propósito central é proporcionar aos irmãos a oportunidade de ampliar o entendimento acerca da teologia cristã, bem como de outros campos do saber. As obras disponíveis são preciosas e de grande valor para promover a edificação do povo de Deus. Portanto, queremos lhe encorajar a estudar, a ler, a crescer... Nesse processo rumo ao saber, é bom ter em mente um princípio de sabedoria, escrito por William Cowper: “O conhecimento é orgulhoso por ter aprendido tanto; a sabedoria é humilde por não saber mais".

Nenhum comentário: