quarta-feira, 6 de junho de 2012

MORTE PRECIOSA


MORTE PRECIOSA
“Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. Sl 116.15

Essa declaração é um escândalo ou um bálsamo; depende da perspectiva teológica de quem a ouve. Se a morte é o fim de tudo e a sepultura o destino final é inaceitável saber que Deus aprecia a morte de seus filhos. Um completo e absoluto escândalo. Todavia, tendo em vista que a morte não é o fim da existência, mas uma breve separação do corpo e da alma, a declaração do salmista é um bálsamo para os filhos de Deus. Para aquele que está em Cristo morrer é “partir e estar com Cristo”. Há esperança da vida eterna não é um devaneio, mas uma fidedigna promessa do Senhor.

A morte dos santos é preciosa aos olhos do Senhor.
O vocábulo santo é empregado aqui no sentido de separado, escolhido. Ao contrário do imaginário coletivo e do ideário popular, santo não é uma referência a uma pessoa perfeita, mas alguém amado e separado por Deus e para Deus. O Senhor ama tão intensamente os seus filhos que se deleita em ter o seu povo consigo. Bendita são as palavras em Marcos 3.14: “E nomeou doze para que estivessem com ele”. O prazer do Senhor é ter a presença dos seus amados. O Senhor Jesus orou: “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver também eles estejam comigo, para que vejam a glória que me deste” (João 17.24). 

A morte é o fim das tristezas e sofrimentos dos santos.
Os nossos sofrimentos têm uma razão de existência, pois por muita tribulação devemos entrar no reino de Deus (At 14.22) Todavia, o Senhor não é indiferente a nossa dor e ao nosso sofrimento. Ele sofre conosco. Como disse o profeta: “Em toda a angústia deles foi ele angustiado” (Is 63.9). Embora o passamento de uma pessoa querida seja uma experiência dolorosa para nós, é preciosa para Deus e abençoadora para aquele que agora se vê diante do seu Salvador, livre de todo sofrimento, lágrimas, tristezas e dores. Nessa perspectiva “viver é Cristo, morrer é lucro”. (Fp 1.21)

Esta semana, sentimos o passamento do nosso querido irmão Framínio Aristides Gonçalves, notável advogado e ex-prefeito de Mesquita, membro fundador da nossa igreja e, sobretudo, servo de Jesus Cristo, pregador desta Esperança.
                       Pr. Judiclay S Santos

Nenhum comentário: