domingo, 25 de abril de 2010

A FELICIDADE DE SER PERDOADO

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o SENHOR não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Salmo 32.1-2


A palavra bem aventurado aparece 26 vezes no Saltério e denota a idéia de suprema felicidade. Feliz, é a melhor tradução da palavra hebraica empregada aqui. A NVI (Nova Versão Internacional) optou por essa tradução, pois de fato é feliz todo aquele que recebe o gracioso perdão de Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.


À luz das Escrituras, a verdadeira felicidade consiste em desfrutar de íntima comunhão com Deus, sendo este o propósito fundamental pelo qual fomos criados. No entanto, muitos vivem aquém desse propósito. Não conhecem a Deus e não vivem em comunhão com ele. Isso porque, o pecado se interpõe entre nós e Deus, criando um céu de bronze, impedindo a comunhão e alimentando a rebeldia do coração humano. Mas embora o homem creia ou não em Deus, há uma realidade acerca da qual não se pode fugir: "A consciência culpada é o inferno de uma alma viva." ( João Calvino) O homem é livre para pecar, só não tem poder para se eximir da culpa moral verdadeira que o pecado causa.

O tema central do salmo 32 é a maravilha do perdão, que traz sossego a alma e paz ao coração. A pessoa que recebe o perdão de Deus é feliz. O grande amor de Deus, que nos amou quando ainda éramos pecadores oferecendo o seu Filho para morrer pelos nossos pecados é a fonte de onde jorra a verdadeira alegria.


O perdão de Deus é uma dádiva da graça. É um tipo de maravilha experimentada por aqueles que viveram a angústia da culpa. Davi se regozija no perdão porque experimentou a tristeza e a dor da culpa. A alegria que o perdão traz é precedida pela angústia que o pecado imprime no coração.


O pecado é matéria tão complexa que a língua hebraica tem oito diferentes palavras para indicá-lo. Ao falar do pecado, o salmista utiliza três palavras diferentes para acentuar a maravilha do perdão operado pelo poder da graça de Deus.


"Como é feliz aquele que tem as suas transgressões perdoadas... "
1) Pescha - rompimento com Deus, rebelião, fazer deliberadamente aquilo que Deus proíbe.


Ao pecar contra Deus, Davi havia cometido rebelião, pois praticou aquilo que lhe era proíbido. Ele rompeu com o Senhor. Mas agora, ele celebra e partilha com outros a sua alegria. Ele é um homem feliz pois a sua transgressão foi perdoada.


"Como é feliz aquele... cujo pecado é coberto".
2) Atá, significa desvio daquilo que agrada a Deus; errar o alvo.



Foi justamente o que aconteceu com Davi. Ele pecou; errou o alvo; se desviou do centro da vontade de Deus deixando de fazer o que lhe era agradável. Mas, graças a infinita misericórdia do Deus Eterno, seu pecado foi perdoado.


"Como é feliz aquele... aquele a quem o Senhor não atribui culpa."
3) Avon, significa crime, malfeitoria, perversão.



Ao pecar Davi cometeu um crime intencional contra a majestade de Deus; ele era culpado de pecar perversamente contra o Deus de amor e de imensa bondade. A vileza do pecado se torna mais evidente quando pensamos no amor e na bondade de Deus, a quem ofendemos.


Uma vez perdoado, Davi declara com efusiva alegria:
É feliz aquele a quem o Senhor não atribui, isto é, não imputa culpa.


É feliz todo aquele que embora tenha se rebelado contra Deus, quebrado a sua Lei e dele se afastado, encontra o seu gracioso perdão. O Senhor é rico em perdoar. À luz dos dois primeiros versos o Senhor, aceita o pecador arrependido. Movido por sua intensa misericórdia, Deus perdoa, apaga, esquece e cancela os nossos pecados.

Witt Talmage faz um profundo comentário: A tinta negra da acusação foi totalmente coberta pela tinta vermelha da cruz:"O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado".

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça" 1 João 1.9


“Embora seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão”. Isaías 1.18

Nenhum comentário: