quinta-feira, 6 de novembro de 2008

“...santos e fiéis em Cristo” Efésios 1.1

Santidade e fé são duas características do povo de Deus. O Dr. Willian Temple disse certa vez: “Ninguém é crente, se não é santo, e ninguém é santo, se não é crente”. Santidade e fé sempre andam juntas, pois são companheiras inseparáveis. Sendo assim, é necessário pensar sobre o significado dessas duas palavras tão importantes na vida cristã.

Alguns cristãos ficam confusos e perguntam: “Como pode um pecador como eu ser chamado de santo? Eu estou longe disso!” Tais pessoas precisam entender que a palavra santo tem dois significados básicos. O primeiro sentido da palavra não significa perfeito, ou sem pecado. Caso contrário, ninguém poderia ser reputado como santo, nem mesmo o apóstolo Paulo. Mas, indica que algo ou alguém foi separado. Ao descrever os cristãos como santos, Paulo quis dizer que estes foram separados por Deus e para Deus. Este ato está consumado e é inalterável. Todavia, uma vez santificados, separados, somos chamados para ser santos. Este segundo sentido implica em um processo através do qual nos tornamos semelhantes a Cristo. Trata-se de uma alteração em nosso caráter que resulta em mudança em nosso comportamento ético.

Aquele que é santo, também tem fé em Cristo. A fé bíblica descrita nas páginas do Novo Testamento envolve tanto confiança quanto fidelidade. O crente, aquele que tem fé, é alguém que confia na obra de Jesus Cristo e, portanto, participa de seus benefícios. Esta fé salvadora é um dom de Deus (Fp 1.29). Nasce e é nutrida em nosso coração pela Palavra de Deus ( Rm 10.17). Tal privilégio envolve, também, responsabilidade. Isso porque, aquele que tem fé, também é fiel, sendo este o outro sentido da palavra fé. Logo, o crente é aquele que confia, mas também é digno de confiança, ou seja, tem fé em Deus e fidelidade a Deus.

A descrição acima não foi dirigida a cristãos excepcionais ou a uma espécie de “elite espiritual”. Tampouco se aplica apenas aos cristãos em Éfeso. São santos e fiéis todos quantos estão em Cristo, isto é, unidos a Cristo e, portanto, contemplados com todas as graças que fluem da cruz de nosso Redentor. Somos santos e fiéis por conta da graça de Deus. Que sejamos sempre agradecidos a Deus por tudo que ele fez e está fazendo em nós. Através da obediência, demonstremos nossa gratidão a Deus por ter feito de nós seus santos e fiéis em Cristo.

Nenhum comentário: