sábado, 4 de dezembro de 2010

ADORE TE DEVOTE

Por Judiclay S. Santos

Adore te devote é um famoso hino, tradicionalmente atribuido a Tomas de Aquino(1225--74). A leitura desses hinos revelam, entre outras coisas, a abissal diferença entre a liturgia de ontem e a de hoje. A igreja contemporânea, via de regra, tem sido tão empoprecida na sua liturgia que sua mediocridade chega a níveis íntoleráveis. Estou cansado de ouvir canções rasas, insípidas e monocromáticas, e o pior de tudo, heréticas. Precisamos regressar as antigas veredas e cantar as Escrituras, usando os dons e talentos dados pelo bendito Deus para enaltecer seu nome e sua obra, na criação e na redenção.

Ouvir e cantar esses clássicos da hinódia cristã não significa despreza o presente nem negar o fato de temos bons compositores e excelentes músicos na atualidade (embora sejam poucos). O que pretendo dizer é que adoração não é apenas cantar, mas é fundamentalmente é reconhecer quem Deus é e o que ele tem feito e ser tomado por um senso de maravilha tal que sejamos inclinados a glorificá-lo com tudo o que temos e somos.

O hino ADORE TE DEVOTE está cheio de santa reverência diante do Eterno.



Divindade escondida, a quem eu adoro,
Escondida nessas simples sombras, formas e nada mais;
Vê Senhor, ao teu serviço meu coração se dedica,
Tudo desfalece ao contemplar a ti, ó Deus.



Tu, que nos fazes lembrar do Cristo crucificado.
Ó pão da vida que por nós morreu,
Concede a vida a mim: nutre e alegra a minha mente,
Encontra nela sempre a ternura do saber.



Jesus, a quem ainda vejo de forma escondida,
Suplico, envia-me aquilo que tanto anseio:
Um dia comtemplar-te-ei face a face.
Que eu seja bedito para sempre diante da tua glória.



Meus caros leitores, que o Deus de toda graça nos dê um coração, cujo maior anseio seja conhecê-lo, amá-lo e adorá-lo no tempo e na eternidade.


Nenhum comentário: