domingo, 2 de maio de 2010

RETARDAMENTO ESPIRITUAL


A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
(Hebreus 5.11-14)

O autor de Hebreus censura a condição de alguns cristãos e expõe uma triste realidade entre eles. Muitos crentes para os quais ele escreve não tinham crescido espiritualmente. Ele começa o capítulo cinco compartilhando com aqueles irmãos coisas maravilhosas acerca do superior sacerdócio de Cristo, buscando contrastar a antiga aliança com a nova e superior aliança em Cristo, nosso eterno e sumo sacerdote. Mas ele tem que admitir que não podia avançar, isso porque como ele mesmo diz, há muitas gloriosas verdades, difíceis de explicar, mas eles eram “tardios em ouvir”.

A palavra “tardios” é a tradução do vocábulo grego, nothros, que significa “preguiçoso, lento, descuidado”. A crítica é que eles eram preguiçosos para aprender. O autor está denunciando uma triste situação. Havia neles um embotamento da capacidade espiritual para receber, compreender e aplicar os ensinamentos espirituais.

Passados muitos anos, desde a profissão de fé, muitos daqueles irmãos continuavam no rol de berço, como crianças imaturas, incapazes de receber alimento sólido, substancioso.

John Gill, um notável pastor inglês do século 18, comentando esse texto sugere a razão dessa terrível enfermidade espiritual: "...com freqüência, esse embotamento no ouvir, se origina do orgulho e do preconceito, da irreverência ante a Palavra de Deus; e com freqüência, igualmente, do engano das riquezas e dos cuidados da vida”.

Sua leitura está de acordo com o versículo 12, que diz: “Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade que alguém vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.” Hb 5.12

Em outras palavras o texto está dizendo (me permita fazer uma paráfrase):

“Deveria ser uma vergonha para vocês, constatar que depois desses anos todos, ao invés de serem mestres, vocês ainda são crianças. Com o passar do tempo vocês já deveriam ser mestres, professores, discipuladores de outros, mas vocês continuam no rol de bebê. É necessário que vos ensine de novo os princípios elementares. Vocês são necessitados de leite, vocês não suportam alimento sólido”.

APLICAÇÃO:
A igreja hoje vive esse mesmo drama. Membros que deveriam estar em um estágio avançado da vida cristã, mas que ainda tomam mamadeira, crianças espiritualmente retardadas.

O texto diz que eles necessitavam que alguém ensinasse novamente “os princípios elementares dos oráculos de Deus”. Ou seja, eles tinham que aprender o ABC da Palavra de Deus, pois por negligencia não haviam crescido, não eram capazes de receber alimento de adulto, sólido e substancioso.

João Calvino, o grande teólogo da Reforma faz um brilhante comentário:
"Certamente que a doutrina de Cristo provê leite para as crianças, assim como provê alimento sólido para os adultos. De forma, porém, que uma criancinha é nutrida do leite maternal, não para que dependa sempre do peito materno, senão para que passe gradualmente a alimentar-se de alimento mais forte, assim também nós devemos mamar o leite da Escritura, ao princípio, para que mais tarde nos alimentemos de seu pão".

No início, o que todo cristão necessita é de leite. O alimento mais adequando aos recém nascidos. Mas, com o passar do tempo, a fim de que o indivíduo continue se desenvolvendo ele precisa de alimento sólido. Nenhuma criança chegará à fase adulta a base de leite.

Muitas vezes, em nome da simplicidade, uma crassa e perniciosa ignorância é acoitada nas igrejas e por conta disso, gente que deveria ter a estatura e a maturidade de um adulto, não passa de criança. Em nossas igrejas atualmente, via de regra, infelizmente, paira um espírito anti-intelectual, avesso a tudo que diz respeito ao ato de pensar, estudar, refletir. Vivemos a era da celebração da estupidez. Cultos sensoriais estão na moda. As pessoas são encorajadas a sentir (seja lá o que for) e muito pouco, ou quase nada, a pensar. Resultado: Analfabetismo bíblico; espiritualidade gnóstica, eivada de elementos do paganismo; incapacidade de dialogar e influenciar a cultura com os valores da fé cristã.

O drama de muitos pastores é que se vêem diante de um enorme berçário. Somos tomados de alegria quando Deus soberanamente opera novos nascimentos. É motivo de alegria ter crianças espirituais entre nós como fruto da obra de regeneração realizada pelo Espírito Santo, por intermédio da pregação da palavra.

O que é triste, embora necessário, é ter que lidar com crianças que ainda estão nesse estágio porque estão atrasadas no seu desenvolvimento. Estou falando de cristãos com a doença do retardamento espiritual. Uma absurda discrepância entre o que são e o que deveriam ser.

Paulo disse que os dons são dados por Deus a sua Igreja visando um fim proveitoso. Deus estabelece mestres na vida da Igreja para promover o crescimento espiritual do Corpo. O sagrado magistério da Palavra visa promover a maturidade dos discípulos de Cristo.

“...com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho de seu serviço, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia que induzem o erro”. Efésios 4.11-14

Peço a Deus que use os meios que Ele mesmo julgar necessários para que sua Igreja cresça no conhecimento e na graça de Cristo. Deus permita que vejamos a igreja formada por homens e mulheres adultos em Cristo. Pessoas firmes na doutrina e maduras vida cristã.

Nenhum comentário: