quinta-feira, 20 de maio de 2010

CARTA AOS HEBREUS

Escrito para judeus cristãos, bem como para convencer judeus simpatizantes que oscilavam entre o Judaísmo e o Cristianismo, o livro de Hebreus é um tratado teológico que apresenta a supremacia de Cristo, seu perfeito, suficiente e definitivo sacrifício, e o papel da nova aliança na redenção do povo de Deus.


O autor de Hebreus escreveu com um tríplice objetivo, a saber:


ENCORAJAR os crentes a permanecer firmes na fé evangélica, apesar das adversidades. A igreja estava sob intensa e cruel perseguição. Ele cita o exemplo de muitos servos de Deus que tinham sofrido todo tipo de crueldade por sua lealdade a Cristo. Mas havia alguns que estavam sendo tentados a apostatar. Vale a pena ser cristão? É o que muitos perguntavam uns aos outros. A Carta aos Hebreus é uma exortação a perseverança e um incentivo a imitar a fé dos que preferiram morrer a negar a Cristo, “que nos amou e por nós quis morrer”.


ENSINAR sobre a supremacia de Cristo e a manifesta superioridade do seu sacerdócio. Jesus é apresentado como sendo a completa e definitiva revelação de Deus ao homem. Tendo falado, muitas vezes e de muitas maneiras por meio dos profetas, Deus falou definitivamente por meio de seu Filho. Jesus Cristo não é apenas porta voz de Deus, como foram os profetas, Ele é o resplendor da glória e “a expressão exata do seu ser”. Os anjos de Deus, seus servos Moisés e Arão, são três figuras importantes no plano redentor de Deus, mas Jesus é superior a todos eles, pelo que fez e, sobretudo, pelo que é o Filho do Deus vivo.


O antigo sistema de sacrifícios do Antigo Testamento era imperfeito e temporário. O sangue de bodes e bezerros não era eficaz na purificação dos pecadores, mas servia como uma prefiguração do sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Portanto, não é mais necessário oferecer outros sacrifícios pelo pecado. Jesus é o Filho de Deus, constituído pelo Pai, para ser nosso Sumo Sacerdote perfeito para sempre.


PROMOVER o entendimento quanto à relação existente entre a fé recém-chegada com a herança tradicional judaica. O objetivo da carta é mostrar aos judeus que eles não estão perdendo com a nova fé, mas que a nova fé era o coroamento das aspirações proféticas manifestadas no Velho testamento (na Antiga Aliança). A nova fé é apresentada como melhor, não por ser diferente da antiga, mas por ser o cumprimento da antiga, ou seja: por ser o seu ponto culminante, o seu coroamento.


Você consegue perceber a riqueza da Palavra de Deus? Você pode crescer muito ao dedicar-se a leitura e ao estudo da Carta aos Hebreus.

Nenhum comentário: